agosto 30, 2009

Como funciona o “Freemium”

Fred Wilson, the New York venture capitalist, codified this model and popularized a term for it: freemium. And he continues to receive an enthusiastic reception to the idea on his blog, A VC.

But the question remains. Just how does it work? Phil Libin, the chief executive of Evernote, a start-up in Mountain View, Calif., was kind enough to give me a tour of his privately held company’s financials to reveal the mystery.

The company gives away a Web application that saves data you accumulate. You can use it to keep a wide range of information: meeting notes and voice memos, for example, or even photographs of wines consumed or recipes found in magazines. The information is stored on the company’s computers so all the data can be synchronized on every computer the customer uses — and on smartphones as well.

O artigo do NYT explica como esse monte de empresas de serviços de internet pretende ganhar dinheiro com o modelo Freemium. No caso do Evernote, o sucesso é bem provável, porque se trata de uma das melhores maneiras, se não for a melhor, de manter anotações online.

agosto 24, 2009

Qual a razão biológica do sono? Economia

As explicações de porque dormimos em geral buscam algum processo biológico que ocorre durante o sono, como, por exemplo, fixação de memórias. Mas uma nova teoria especula que dormir é simplesmente uma forma de poupar energia quando ela não é necessária. E a característica mais impressionante do sono é a facilidade em que ele é revertido novamente em estado de alerta. Em resumo, temos um excelente mecanismo de poupar energia que pode ser interrompido rapidamente se for necessário voltar à atividade.
Sleep duration, then, is determined in each species by the time requirements of eating, the cost-benefit relations between activity and risk, migration needs, care of young, and other factors. However, unlike hibernation and torpor, Siegel said, sleep is rapidly reversible — that is, animals can wake up quickly, a unique mammalian adaptation that allows for a relatively quick response to sensory signals.
Humans fit into this analysis as well. What is most remarkable about sleep, according to Siegel, is not the unresponsiveness or vulnerability it creates but rather that ability to reduce body and brain metabolism while still allowing that high level of responsiveness to the environment.

agosto 13, 2009

A Crise e a Economia


Desde o início da crise econômica mundial, a própria disciplina de economia (em especial a macroeconomia, que trata dos problemas de desemprego, inflação, etc) foi arrebatada por dois fenômenos interessantes. De um lado, o assunto não atraía a atenção das pessoas com tanta força como vem fazendo, há muito tempo. De outro, os economistas foram pegos de supresa pelos efeitos da crise, um bolha imobiliária que não era a primeira nem será a última, levou o sistema financeiro americano por água abaixo.

Os críticos, com um certo exagero, foram rápidos em anunciar que quase tudo o que se aprendeu no passado recente precisa ser repensado. As correntes ideológicas, mais rápidas ainda, em apontar os bodes expiatórios da crise (por exemplo, "a culpa é da ganância do setor financeiro" ou do "governo intervencionista"). Em quem acreditar?

Seja qual for o veredicto da história sobre as origens e causas propagadoras da crise, a discordância entre os economistas deixa algo muito claro: a população leiga e interessada não pode ficar à margem do debate, está mais do que na hora da economia entrar para o currículo escolar.

Atualização: Hoje é Dia do Economista, eu juro que o tema do post foi pura coincidência!

agosto 10, 2009

O fim da recessão no Brasil tem hora marcada


As notícias no front econômico foram um pouco mais animadoras na última semana. O desemprego americano caiu ligeiramente, e a inflação brasileira atingiu o centro da meta no acumulado de 12 meses pela primeira vez desde o final de 2007. A recessão mundial ainda não é passado; aliás a queda da inflação no Brasil é - em parte- benefício de menores vendas externas de alimentos dada a diminuição da demanda mundial. Alguns economistas acreditam, por exemplo, que os juros terão que subir no futuro para conter os efeitos da "política anticíclica" brasileira.

É difícil tecer qualquer previsão para a economia brasileira no curto prazo, não por causa das incerteza quanto à crise. Ano que vem a recessão vai acabar de um jeito ou de outro para o Brasil: é ano de eleição para presidente, e a julgar pelo acontecimentos recentes do Senado, nada de pior pode vir de fora.


agosto 06, 2009

A profissão do futuro

Fonte: http://calipolensebasket.wordpress.com/

O mundo digital tornou muito barata a produção de estatísticas sobre tudo. Os bancos de dados reproduzem-se com enorme facilidade nas empresas; saber analisar o seu conteúdo é a profissão do futuro. O estatístico, profissão até pouco tempo tão charmosa e atrativa quanto a de contador, tem tudo para ser o profissional da próxima década. Por exemplo, a companhia de maior sucesso na internet, o Google, emprega os conhecimentos estatísticos para aprimorar o seu mecanismo de buscas. Já dizia Lord Kelvin, o físico famoso:

"When you measure what you are speaking about and express it in numbers, you know something about it, but when you cannot express it in numbers your knowledge about is of a meagre and unsatisfactory kind."

Exageros à parte, ignorar hoje o conselho de Lord Kelvin é meio caminho andado para entrar na estatística, dos desempregados!

agosto 04, 2009

A porta de saída

Emergency Exit

Ben Bernanke, presidente do FED, o banco central americano, explica qual é a estratégia para impedir que o estímulo monetário se transforme em inflação quando a recessão terminar.

My colleagues and I believe that accommodative policies will likely be warranted for an extended period. At some point, however, as economic recovery takes hold, we will need to tighten monetary policy to prevent the emergence of an inflation problem down the road. The Federal Open Market Committee, which is responsible for setting U.S. monetary policy, has devoted considerable time to issues relating to an exit strategy. We are confident we have the necessary tools to withdraw policy accommodation, when that becomes appropriate, in a smooth and timely manner.
.

agosto 03, 2009

Capitalismo x Socialismo

EndCapitalism

Esse cartoon me lembrou a frase atribuída a Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta: – Capitalismo é a exploração do homem pelo homem. O socialismo é o contrário.

.

agosto 02, 2009

Um imposto nada tradicional.

Foto: http://www.flickr.com/photos/jamescridland/

Pobres Pubs ingleses. Símbolo maior da tradição Bretã, o encontro com os amigos depois do expediente para tomar um pint está em fraca decadência, são cerca de 50 estabelecimentos fechando as portas todas as semanas no Reino Unido. Segundo a revista The Economist, a tradição é ameaçada pela crescente taxação da bebida fora de casa, de 8 centavos de Libra por pint em 1980 para os 38 centavos atuais. O consumo de cerveja em geral segue em alta, porém agora dentro de casa. As famosas casas públicas da Inglaterra talvez seja extintas por uma política...bem, uma política pública, com o perdão da palavra.