maio 22, 2009

Quem não erra, não acerta nem descobre

"Se você não estiver preparado para errar, nunca estará preparado para produzir qualquer coisa original", é o ponto central da maravilhosa palestra de Ken Robinson sobre educação na Ted Talks. Esse inglês não poupa críticas nem piadas (é engraçadíssimo) sobre o sistema educacional clássico. Como ele diz, crianças não têm medo de oferecer uma solução errada, mas nossas escolas as embotam e, quando se tornam adultos, os mesmos indivíduos já perderam sua capacidade de criação.
Para ilustrar o potencial e a ousadia das crianças, conta a história da menina que estava desenhando em aula, quando a professora se aproximou e perguntou o que fazia. "Estou desenhando Deus", respondeu. A professora retrucou, "Mas ninguém sabe qual é a aparência de Deus". E a menina:"Espera um minuto. Quando acabar, todos vão saber".

(repare que, no site da TED, existe uma opção para adicionar legendas em inglês ao vídeo)


Dica: Fernando Coelho

2 comentários:

Daniela Caride disse...

Maravilhoso.

Raul disse...

Quando fazia uma oficina de brinquedos de praça , conversei muito com o pessoal da EBA (Escola de Belas Artes), em especial com a turma de educação artística. Uma delas me contou uma experiência similar: Quando ia desenhar nas escolas, as crianças constantemente dizia que não sabiam, que, por exemplo, a flor que desenhavam não era bonita. "Bonita é a flor da professora", diziam as crianças (a flor da professora era provavelmente um desenho mimiografado). Então a turma da educação artística resolveu isso da seguinte maneira: Desenhe uma flor extra-terrestre, um flor marciana. Assim as crianças se soltavam.