julho 22, 2009

O twitter vai acabar com os filmes ruins

Waterworld
O twitter está transformando o boca-a-boca do século XXI. Esse serviço de microblogging, que permite o envio por celular ou internet de mensagens de até 140 caracteres, pode abalar o faturamento de filmes ruins. Quando se trata de super produções, a intensidade de propaganda das mesmas pode garantir um tempo mínimo de faturamento.

Com o twitter, a impressão dos primeiros espectadores se espalha com tal rapidez que, se o filme desagradar, o faturamento despenca. O serviço permite que cada usuário tenha “seguidores”, assinantes de suas mensagens. Os formadores de opinião costumam ter muitos seguidores. Ou seja, quando publicam atingem uma montanha de gente. E isso pode acontecer enquanto ainda estão assitindo ao filme. Britney Spears tem 2,5 milhões de seguidores e Oprah Winfrey 1,9 milhões. Imagine o estrago que uma tuitada delas pode fazer...
"Se as pessoas já não gostam do filme na sexta, ele pode morrer até o sábado" (…)
"Será que tudo ficou mais rápido? A resposta é sim", disse o presidente de distribuição e marketing da Universal Pictures Adam Fogelson. "Dependendo do tamanho do público no dia de lançamento, a propaganda boca a boca tem efeito na hora", afirmou.
Publicitários avaliam isso através da queda semanal nas bilheterias. Nos últimos anos, a queda entre uma semana e outra vem aumentando significantemente ao passo que a comunicação tem se tornado cada vez mais rápida graças à Internet e, mais recentemente, aos serviços de rede social como o Twitter ou o Facebook.
Dica: Raul Bueno
.

Nenhum comentário: