julho 31, 2009

Dilema dos prisioneiros na prática

O Dilema dos Prisioneiros é uma situação clássica da Teoria dos Jogos. Imagine que dois criminosos são presos por furto, mas existe a suspeita de que tenham praticado um assassinato. A pena para o furto é de dois anos. A polícia os separa e barganha uma redução no tempo de xadrez: denuncie seu comparsa e pegue 6 meses de prisão, enquanto ele pegará 30 anos. Para os dois, em conjunto, o melhor é ficarem quietos e enfrentarem a pena de furto. Mas um não sabe o que o outro fará. Assim, por medo de traição, o resultado mais provável é um acusar o outro de assassinato e os dois passarem décadas na prisão.

Na vida real, a estrutura do Dilema dos Prisioneiros se repete em vários cenários comuns, inclusive nos esportes juvenis.
Believe it or not, there is a striking parallel between countries pouring money into weapons systems, firms competing for customers and parents pushing their young kids to play sports younger, faster, harder and longer. They all consume a lot of resources without necessarily leaving anyone better off. In fact, all parties might have been better off if the "competition" had never started in the first place.

Nenhum comentário: