julho 03, 2009

Um Senado para chamar de seu

swiss parliament

Veja a entrevista feita por  Claudinê Gonçalves com o presidente do Senado Suiço, Alain Berset.

Aos 38 anos, o presidente do Senado Alain Berset é um dos políticos mais influentes da Suiça. Formado em ciências políticas e doutorado em Economia (…)

O gabinete ocupado por Alain Berset tem uns 20 metros quadrados e nenhuma ostentação: uma mesa de reunião de madeira com oito poltronas vermelhas bastante usadas. Tem ainda uma pequena escrivaninha de trabalho. A maior comodidade é que o plenário do Senado fica a um minuto do gabinete. Mesmo nessa função, ele não tem salário, carro oficial nem motorista. O trajeto entre Friburgo e Berna (20 minutos) é feito de trem.

E o post de Alexander Thoele, no blog Do topo dos Alpes:

No Parlamento suíço trabalham 295 pessoas. Nenhum deles é funcionário público. Desde uma revisão legal em 2000, a figura do funcionário público, indemissível, não existe mais na Suíça. Os "colaboradores" do serviço público são simples empregados como no comércio. Concurso público? No Parlamento suíço os funcionários são contratados através de simples anúncios publicados na internet ou nos jornais.
E o dinheiro? Por funcionar em sistema de milícia, o deputado e senador suíços não têm salários. Eles apenas recebem indenizações pelo seu trabalho (a tabela está disponível na internet). Como exemplo: a participação dos parlamentares em cada sessão é remunerada em 425 francos (774 reais). O Parlamento só tem quatro sessões de três semanas por ano. Raramente é convocada uma sessão extraordinária, como no Senado brasileiro este ano. Antes que esqueça: o presidente do Senado ou da Câmara dos Deputados na Suíça ganha um adicional de apenas 40 mil francos (79 mil reais).

Se ter políticos baratos já não fosse suficiente, os suiços também têm cachorros, os São Bernardos, que distribuem conhaque no inverno. Isso é que é país.

switzerland_saint_bernard_d

4 comentários:

Daniela Caride disse...

Se a Sarah Plain ganhar as eleições de 2012, eu vou pra Suíça!

Daniela Caride disse...

Palin, I mean!!

:-)

Ah, e os Bernese Mountain Dogs tb são ótimos. Tem ótimos relógios e chocolates, os Alpes... Paizinho bacana esse!

De disse...

Eles tem o Federer!!!

Eduardo Pegurier disse...

Verdade. Ainda tem essa!