julho 01, 2009

Realeza custa caro

charles

De acordo com o Data Blog, do The Guardian, a realeza britânica gastou 40 milhões de libras esterlinas em 2008 (cerca de128 milhões de reais), que deverão chegar a 41,5 milhões de libras em 2009. Os fundos reais não estão aguentando o tranco e, sem reforço do contribuinte, acabarão em 2012.

The Queen is running out of money - your money, that is. According to the latest figures, published today, her reserve of public funds is set to run out by 2012. This has raised expectations that the government will be asked to increase the civil list, which pays for the running of the royal household.

O palácio de Buckingham custou 5,9 milhões de libras em 2008. Esse ano, está orçado em 8 milhões de libras, um aumento de 36% em meio a grave recessão da economia inglesa. Para compensar, foi feita uma economia no entorno. A conta dos jardins e das cavalariças caiu de 2,1 para 1,4 milhões de libras em 2009.

Os defensores da monarquia argumentam que os valores são baixos comparados com a receita de turismo motivada pela existência da família real e seus palácios. Mas como explicar as viagens do príncipe Charles?

Em 2008, o gasto da família real em viagens foi de 2,8 milhões de libras – cerca de 9 milhões de reais. O príncipe Charles (ou Prince of Wales) e sua namorada Camilla Parker (a Duquesa de Cornwall) foram os maiores viajantes com 1,65 milhões de libras, quase 60% do total. Nada mau para alguém cujo emprego já foi definido como esperar a mãe morrer.

O governo inglês lista individualmente todas as viagens da realeza que acima de 10 mil libras. Veja a planilha com os detalhes aqui.

Um comentário:

Daniela Caride disse...

ultrajante.a realeza tb deveria ser mais cooperativa com o clima mundial de recessão.